Yury Fontes da Cruz, de nome artístico “Puto Cossa”, assim como é conhecido vulgarmente nas lides do panorama musical onde está inserido como “Kudurista”, nasceu em Luanda (Cassequele do Buraco) em 1988, residente em Portugal a quase 15 anos, onde deu os seus primeiros passos no mundo da música, no ano de 2005. É mais um valor artístico, dos jovens angolanos radicados na diáspora.
Tendo realizado já inúmeros shows, entre os quais com músicos de grande relevância no musical angolano e não só, a salientar, MC Marcinho (Músico brasileiro precursor da dança do crew), Afro Man (Yannick), Edizila e mais, já partilhou experiências também com muitos músicos outros angolanos radicados na diáspora, a mencionar, Geovany (Garimpeiros), Aleluia entre outros.
Como MCing, assim como muitos kuduristas também se assumem animadores de palco, festas ocasionais ou em discotecas, “Puto Cossa” já esteve em vários espaços, dando vazão a esta prática do seu talento como MC (Mestre de Cerimonias).
Do seu repertório musical, o tema que provavelmente o púbico melhor conhece é de certeza o seu grande hit “Luanda está demais”. Rodou em diversas pistas de dança entre Angola e Portugal, mercados onde melhor se insere. Mas, também em Moçambique, pois o tema foi um dos hinos do canal televisivo “Afro Music Channel”.
Porém, como apenas um álbum no mercado, intitulado “Dança da Gazela”, editado em Agosto de 2009, o músico, prepara o seu segundo álbum de originais e adianta estar mais maduro para se apresentar no mercado, a salvaguardar tal desiderato, já se encontra a rodar um seu novo tema musical inédito, intitulado “Dança do Picapau”.
Esperemos pelo novo trabalho de “Puto Cossa”, que será mais uma aposta de grande valor por parte da LS Music Portugal.
Fonte de informação: by LS MUSIC PORTUGAL 2010