quinta-feira, 17 de março de 2011

Hoje dia 17.03.2011 - Propaganda "mail music download free" by PM Lirical Blog Oficial

Em desenvolvimento à divulgação individual em que nos debruçamos no ano passado, divulgando temas inéditos do rapper PM aka Poderoso Mensageiro. Este ano vimos novamente movimentar este ambiente, divulgando os quatro temas já divulgamos e expostos para escuta em www.myspace.com/pmlirical, agora enviando pelo email pmlirical@hotmail.com, anexando os Sociais Media Releases correspondentes aos temas, flyers publicitários ou links de vídeos online.

Fonte de informação cedida por: PM LIRICAL - BLOG OFICIAL.

Mais sobre PM, informação - Fonte da Biografia: PM LIRICAL - facebook

Biografia artística actualizada 24.01.2011:

PM (Poderoso Mensageiro) aka Lirical, é assim como é conhecido o músico angolano Ivair Coimbra no panorama musical angolano e português. Natural de Benguela, nasceu em Outubro de 1981, na ténue linha entre a cidade e a periferia da terra das Acácias Rubras. Actualmente reside em Portugal.

Apaixonado por arte desde novo, pelo desenho, pintura, dança e trabalhos manuais, começa a rimar em 1995. Primeiro dedica-se a escrita e recitação de poesia e mais tarde a rima por influência de um primo que já fazia rap, isto na cidade do Lubango na província da Huíla, onde estudava. Foi um período que durou quase dois anos.

Em 1997 regressa a Benguela e funda “Soldados de rua” o seu o primeiro grupo, nesse período adopta o codename “dnrhymes (Don Nado Rimas)”. Já mais interessado por causas sociais e humanas, ingressa ao Curso de Ciências Sociais no Instituto Pré-Universitário de Benguela (PUNIV).

No a seguir, em 2008, se envolveu num outro grupo de nome C.B.O.S. (Crazy Boyz On Stage). Não se limitando a corrente ideológica do grupo, forma um projecto solo com a cumplicidade do grupo, aí já rimava iluminado pelo alter-ego “PM”.

Em 2000 emigra para Portugal, devido a guerra civil em Angola, na bagagem carrega
a veia de autor independente, sempre com pensamento e ideias de intervenção social. Já em Lisboa, esbarra nas dificuldades normais de integração, mas assume uma luta pela mudança de consciência, apresentando-se no seio do movimento hiphop português como rapper de interveção social pró humanista, aka o Lirical.

Em 2001 estreia-se nos palcos portugueses, em 2002 criou a editora independente “Lirical Prod. Underground”, actualmente “Lirical Record”. No mesmo ano, edita o Maxi Single “Niggaz”, em 2003 lança a Compilação “Ideologia Negra” disco sustentado na consciência de grupo, suportada pelo conceito “Novas Bases”.

Em 2004, edita o primeiro álbum de originais intitulado “Espírito Afrikano (Historial Rapretu) ”. Desloca-se a Angola, propriamente á Benguela e realiza um dos seus sonhos, lançar o seu primeiro CD na sua terra natal. Em 2008 edita o “Projecto R.A.P.”, cujo objectivo foi angariar fundos para o projecto da “Aldeia de Crianças SOS de Benguela”, 20% da receita das vendas foi convertida em material didáctico.

Sempre atento a cultura Hip-Hop, apoia a cria pequenos projectos musicais, trabalhando com novos valores, na criação de projectos, desde Mix Tapes a Maxis e Singles.

PM já dividiu o palco com, Diva Gare, Nelzy, GMS, Chullage, Lweji, Keita Mayanda, MCK, Big Nelo, Eliei, Hélvio, Anselmo Ralph, Fat Joe, Akon, Ashanty, Ja Rule e muitos mais. As performances ao vivo de PM já foram vistas em Portugal em salas de referência como, Pavilhão Atlântico (Lisboa), Casino Estoril, IPJ-Oriente, Discotecas Mussulo, Luanda, a associações sociais. Em Angola, PM já actuou no Maimi Beach, Espaço Baia, Lobitos Café, Solar dos Leões, Trilhos Club, Grande Hotel da Huila e Elinga Teatro.

Porém, a sua postura contrapõe qualquer tipo de animosidade, relativamente a confrontos líricos ou verbais que assume e os que ultrapassou. Difunde a sua cultura como acto de fé e de identidade, sem qualquer tipo de receio ou preconceito. Familiarizar-se com novos valores culturais, vê com naturalidade nas relações humanas, sempre com pensamento positivo acreditando na fé e luz humana.

A mensagem de PM assenta na educação e cultura dos seres humanos, como factores essências para o desenvolvimento colectivo e individual de cada individo. Em PM destacam-se, a iniciativa, a batalha e uma ideologia firme, sobretudo um carácter bastante peculiar e filantrópico.

Desde a sua génese rapper, acredita no dar e receber, ciclo da vida resumido na simples constatação, quanto mais fazemos o bem a outras pessoas, méis ele se reflecte em nós. PM defende ainda, que a indiferença humana, descrenças, invejas, só existem porque muitas vezes receámos assumir quem somos na realidade.

“Raízes (Terapia humana) ” o seu 2º album de originais, será lançado brevemente em Portugal e Angola.

Biografia by: António Silva Santos (Jornalista da RDP África).

Sem comentários:

Enviar um comentário