sexta-feira, 29 de outubro de 2010

O CONCERTO DO MÚSICO PAULO FLORES NO CCB FOI EXITOSO

O objectivo de Paulo Flores, consciente e claro, foi atingido: o que se ouviu no CCB, sob o título (ainda provisório, pode mudar quando chegar a disco) de “Raiz da Alma” foi uma série e honesta demonstração do melhor som do semba angolano, sem efeitos “plásticos” a atrapalhar. Não teve todos os instrumentos que gostaria (tambores angolanos tiveram que ser substituídos por congas, por questões logísticas), mas ainda assim os onze músicos que o acompanharam o palco deram o seu melhor para que a tal sonoridade antiga, cheia e quente ali se sentisse. Com Paulo Flores (voz) estiveram Tedy Nsingui (guitarra eléctrica), Pirica Duya, Tony Sá (violões), Mias Galheta (baixo acústico), Nanutu (sax soprano), Jorge Mulumba (hungu, puita e voz), Graça (bateria), Javier Carrilho, João Ferreira (percussões), Zizi Vasconcelos, Rita Damásio (coros).

O espectáculo começou com três temas do próprio Paulo Flores, dois do seu mais recente trabalho (o triplo “Ex-Combatentes”), “Caboledo” e “Sembinha” e, no meio, o sempre muito aplaudido “Está a chegar a hora”. Depois vieram as prometidas homenagens aos grandes criadores da canção angolana: “O pregão da vó Ximinha”, de Viriato da Cruz e Ruy Mingas, “Maria provocação”, de Ana Maria Mascarenhas (que estava na sala) ou “Amanhã”, numa justa recordação do Duo Ouro Negro. No meio de “Manuelê” e “Manico”, Paulo Flores voltou ao seu reportório recente para cantar “Maravilhoso 1972” (parceria com Albano Cardoso), numa excelente versão que na cadência o aproximou mais de “Ouro de tolo”, do brasileiro Raul Seixas.

Depois, o protagonismo foi entregue a Nanutu, que fez vibrar a sala com o som do seu sax soprano e com a energia dos seus passos de dança. Ainda no domínio instrumental, destaque para o “diálogo” seguinte, entre o fraseado do notável guitarrista Tedy Nsingui (nome histórico na música angolana, que já partilhara o palco com B.B. King, Matadidi e Francó, do Zaire) e o baixo de Mias Galheta. Antes, Paulo Flores já explicara que alguns instrumentos angolanos tinham correspondência noutros lugares. Por exemplo, o hungu e a puíta correspondem, respectivamente, ao berimbau e à cuíca no Brasil.

“Poema do semba”, sempre uma festa, antecedeu a entrada em palco de Tito Paris, para repetir o seu célebre dueto com Paulo Flores em “Clarice”, que já viu muitos palcos, de Lisboa a Luanda, passando pela Cidade da Praia. Por fim, uma composição inédita, “Me leva”, onde Paulo Flores põe todas as contradições do seu amor por Angola.

Para o “encore”, Paulo Flores escolheu o mordaz “Makalakato”, que não deixa de ser actual. “Para contentar a maralha mandou vir mais vinho e música do estrangeiro/ comprou mais uma casa em Cascais/ meu Sambizanga Rangel/ continuam musseque” ou “Caté o filho do muadié/ é um barriga cheia/ anda num bruto carrão mas o filho do pépé/ não tem um pão p’ra levar a escola”. Isto enquanto, diz o refrão, “O bom povo vive a correr…/ o sofrimento de todos os dias”. Mas felizmente canta, e com que voz!

Texto extraído em http://www.publico.pt/

Nós presenciamos este ambiente de música no quintal e assinamos em baixo a apreciação transposta pelo Jornal Público @nline. Ass: Blog - Música angolana na Tuga.

1 comentário:

  1. FORMAÇÃO DE MÚSICOS ( Manutenção de Instrumentos Musicais )


    Luthier por amor a arte desde 1.995, apos o ano de 98 especializado em restauraçao de instrumentos musicais especifico da familia das madeiras (oboe, fagote, clarinete).Serviços prestados... restauração de trincas, tratamento da madeira com extratos de oleo de flores e frutas, tratamento das chaves com usinagem e acabamento a escolher (prata, ouro, niquel), trabalho com micro solda (prata, ouro, estanho), sapatilhamento totalmente original (origem do instrumento).prazo de entrega em 20 dias uteis.

    MANUTENÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS

    Contato: sramos.prev@hotmail.com

    ResponderEliminar